22 FEV 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
“Sonho realizado”: obra da pista de skate da avenida Teleférico, no Água Branca, está na reta final
Além de mais um espaço de lazer e prática esportiva, a pista poderá ser usada em campeonatos oficiais de skate

Primeira etapa do projeto de revitalização do parque linear da avenida Teleférico, no bairro Água Branca, a implantação da pista de skate, sonho antigo dos atletas da região, está em pleno desenvolvimento e perto de ser concluída. O equipamento foi totalmente adequado, seguindo os padrões da Confederação Brasileira da modalidade e se tornará referência para a prática esportiva, do nível amador ao profissional.

Na praça existente na avenida, próximo ao cruzamento com a av. Pio XII, havia uma pista de skate imprópria para uso. Os skatistas da cidade apresentaram à Prefeitura o pedido de revisão do projeto, a fim de adaptar o circuito de modo que ele garantisse a segurança dos praticantes. O atual governo acolheu as sugestões e está construindo o equipamento, que poderá ser utilizado por crianças, jovens e adultos e até em competições.

Os trabalhos foram iniciados em setembro do ano passado e têm expectativa de serem concluídos em março de 2024. Além da pista de skate, a iluminação do bosque da avenida Teleférico também está sendo realizada nesta etapa.

Moradora da região e professora de skate, Janaína Renata, destacou que a concretização deste sonho é fruto da parceria bem sucedida entre a comunidade e a Prefeitura, que se empenhou em realizar o projeto considerando as necessidades dos amantes do esporte. “A pista vai ser um sonho realizado de muitos skatistas de Contagem. Ela está sendo executada com a participação e o envolvimento dos atletas do skate, podemos acompanhar de perto os trabalhos e ter a certeza que vamos ter uma pista dentro dos parâmetros certos, que vai satisfazer desde o iniciante até o profissional. É muito gratificante!”, comemorou.

Para a skatista e professora, Janaína Renata, a pista de skate é fruto da parceria bem sucedida entre a comunidade e a Prefeitura -  Foto: Janine Moraes/PMC

A implantação da nova pista também tem um papel importante na geração de emprego e renda em Contagem, visto que a empresa responsável pela execução da obra, a PDS Brasil, contratou moradores da cidade para realizar o projeto. Além disso, quando estiver pronta, poderá ser mais um ponto de difusão da modalidade. Janaína vislumbra a possibilidade de ampliar as turmas de alunos interessados em aprender o esporte.

“O skate é mais que um esporte, é uma cultura urbana, e todos nós vamos sair vitoriosos. O comércio da região vai se beneficiar, porque o movimento de pessoas vai aumentar, a cidade vai ganhar visibilidade com os eventos que poderão ser feitos aqui. Este é meu ganha pão, sou professora e muita gente aqui no bairro gosta de skate e terá mais condições de aprender”, projetou.

O circuito será do tipo street e contará com diversos obstáculos, como corrimãos, trilhos, degraus e rampas. Além da avenida Teleférico, outros pontos da cidade também ganharão novas pistas adaptadas, conforme os parâmetros da Confederação Brasileira de Skate, como as praças Tancredo Neves, na Sede; do Divino e Parque Sarandi, na Ressaca; e Rio Volga, no Riacho.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo